sábado, 2 de abril de 2011

GUERRA TECNOLÓGICA

Android acirra competição entre fabricantes de celular
Sistema criado pelo Google ajudou Samsung e HTC a crescer no mercado
Facilidade para fazer a implantação é um dos fatores apontados pelos analistas para o sucesso do sistema operacional
O sistema operacional móvel Android, criado pelo Google há dois anos, já mudou o cenário de competitividade das fabricantes de celulares.
Empresas que até pouco tempo conseguiam lutar apenas contra a lanterna do mercado encontraram no Android um aliado importante para recuperar espaço.
Segundo a consultoria IDC, as duas principais beneficiadas foram HTC e Samsung. Em dois anos, a HTC saltou de 5,1% de participação de mercado para 8,5%.
A Samsung, que tinha 3,7% no terceiro trimestre de 2008, passou a 9,6% e 23 milhões de aparelhos vendidos.
Não à toa, o Android consolidou-se como o sistema operacional móvel que mais cresce. Até 2015, deve rodar em praticamente metade dos smartphones do mundo.
"O Android mudou a lógica da indústria, dando mais competitividade aos fabricantes", afirma Laura DiDio, analista sênior da consultoria americana ITIC.
Entre os fatores técnicos que fizeram o Android decolar estão a facilidade de implantação. O sistema foi aberto pelo Google para ampla adoção da indústria, que pode poupar seus recursos com pesquisa e desenvolvimento com software, além de se beneficiar dos aplicativos.
Outro atrativo é a facilidade de "trânsito" do sistema entre o uso doméstico e o corporativo. Segundo pesquisa da ITIC com 900 consumidores, 86% da base usa o aparelho para ambos os fins.
"Adotar o Android significou para empresas como HTC, Samsung, Motorola e LG lutar de perto com o iPhone e com o BlackBerry", afirma Didio.
No entanto, o uso do Android ainda impõe desafios à indústria. Segundo Kevin Restivo, analista da IDC, entre elas está a atualização do sistema operacional.
"As novas versões são centralizadas pelo Google, e os fabricantes que rodam o sistema ainda não descobriram as melhores formas de distribuir as atualizações para seus usuários", ressalta.
COMPETIÇÃO
Embora os próximos quatro anos pareçam de céu de brigadeiro para o Android, o Windows Phone 7, adotado pela Nokia, deve crescer.
Mesmo vendo sua participação de mercado encolher nos últimos anos -principalmente devido ao sistema operacional pouco atraente Symbian-, a Nokia abriu mão do Android e firmou parceria para adotar o Windows Phone 7.
Apesar de criticada por boa parte dos especialistas, muitos acreditam que a empresa poderá aproveitar recursos de inovação da Microsoft e voltar a crescer.
A expectativa é que o sistema da Microsoft chegue a 20,9% do mercado até 2015.
CAMILA FUSCO, DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: