quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SANTO ANTONIO DA PLATINA - HISTÓRIA DO NOME

Em 1880 chegou a família de Joaquim da Costa Lemes, vinda de Fartura Estado de São Paulo. Em seguida vieram inúmeras famílias. Uma pequena povoação se formou nas proximidades do Ribeirão Aldeia, nas fraldas do Morro do Bim, onde mais tarde floresceu a cidade de Santo Antonio da Platina. 
Em 06 de abril de 1900, através da Lei n.º 358, o Estado concedeu área de 250 hectares para formação do patrimônio. No ano seguinte a Lei n.º 01, de 05 de janeiro, criou o Distrito de Paz. O afluxo de pessoas continuava. Em 31 de março de 1914, pela Lei Estadual n.º 1.424, foi criado o município de Santo Antonio da Platina, com território desmembrado de Jacarezinho. 
O primeiro prefeito foi o sr. Evergisto Alves Capucho. A primeira Câmara Municipal tinha a seguinte composição: Rodolpho Eugênio Ferreira, Américo Olimpyo do Prado, Antônio Lopes Galvão, Francisco da Silva Machado, Joaquim Gonçalves da Silva e Josino Monteiro Pimentel. 
Pela Lei n.º 2.657, de 12 de abril de 1929, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade. 
A denominação Santo Antonio da Platina é conhecida a partir de 1890 e sua origem é atribuída a três famílias pioneiras distintas, a saber: Pedreiros - Na família existiam quatro pessoas de nome Antônio, ao chegarem à localidade depararam-se com uma água clara, límpida, de cor prateada, e batizaram-na de Santo Antonio da Platina. Messias - O patriarca era devoto de Santo Antônio, e ao ver a água que corria da Pedra Branca, cujos fios brilhavam muito com os raios de sol e pareciam prata, não teve dúvidas e chamou o lugar de Santo Antonio da Platina. Albanos - O patriarca ao chegar no Patrimônio Velho pensou existir platina na Pedra Branca. Isto provocou procura pelo minério, e frustrados por não encontrarem nada, trataram de conservá-la, mas já haviam formado um povoado nas imediações, que chamaram Santo Antonio da Platina. 
Segundo a legislação, Santo Antonio da Platina não possui acento.
Dados do IBGE

Nenhum comentário: