quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VEM AÍ GREVE DE BANCÁRIOS

Bancários aprovam greve nacional


Os bancários decidiram nesta quinta-feira (22) entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (27). A decisão foi tomada em assembleias realizadas em 14 municípios em 12 Estados, segundo informou em nota a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

A categoria reivindica um reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%), mas a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 7,8%. "A proposta significa apenas 0,37% de aumento real, apesar dos lucros acima de R$ 27,4 bilhões obtidos somente no primeiro semestre deste ano", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf.

As assembleias foram realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Alagoas, Porto Velho, Rio Branco, Campinas (SP), Juiz de Fora (MG), Dourados (MS) e Campina Grande (PB).

Amanhã (23), haverá uma nova rodada de negociações entre as partes. Na segunda-feira (26), os bancários pretendem realizar novas assembleias para avaliar a negociação e se preparar a greve, segundo a Contraf.

Além do reajuste, a categoria exige maior participação nos lucros, valorização do piso, fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras reivindicações.

Os bancos  têm sido desde há muito tempo o setor mais lucrativo da economia brasileira. Os lucros são estratosférico, mas os empregos estão sendo cada vez mais reduzidos, em nome da informatização, com a piora na qualidade do atendimento ao cliente. Nada mais justo do que pagarem um salário melhor aos bancários, que cada vez mais têm que desempenhar mais tarefas dentro de uma agência, com o mesmo salário.

Nenhum comentário: