quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE OS NOMES DAS CIDADES

IBGE trás origem de nomes de cidades do Paraná
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) lançou na última sexta-feira, 23, o Banco de Nomes Geográficos do Brasil, onde poderá ser consultada a história curiosa sobre o nome do município. Inicialmente estão disponíveis apenas cidades do Paraná e Rio de Janeiro. Até o início do ano que vem, serão incluídos dados relativos aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
A partir das informações reunidas na base de dados, pioneira no país, será possível conferir, por exemplo, a grafia correta de mais de 50 mil nomes de localidades do território brasileiro, incluindo cidades, vilas e povoados. Para o professor João Baptista Ferreira de Mello, do Departamento de Geografia Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), conhecer a história do lugar onde se vive é importante para reafirmar a identidade cultural da população.
"É um banco de dados muito rico em informações e, certamente, a disponibilização do seu conteúdo será uma contribuição muito grande para historiadores, pesquisadores, atividades em escola, cultura, entre outros", disse.


Nenhum comentário: